Uma “pequena” apresentação – nós e o nosso blog

19 jun

Nós somos amigas desde 1993. Nos conhecemos quando tínhamos apenas uma década de vida, estudamos no mesmo colégio, aprontamos um monte de coisa durante a infância, adolescência, e pelo visto, durante a vida adulta também, hehe. Nós somos madrinhas de casamento uma da outra, e eu (Andréia) sou madrinha da filhotinha da Fê. Apesar de estudarmos no mesmo colégio nos anos 90, nunca moramos muito perto. Durante 3 anos ficamos separadas de cidade e no começo dos anos 2000 nós morávamos em SP, mas uma em cada extremo da capital. Claro que isso nunca nos separou. Até que por uma feliz coincidência (ou porque talvez a gente tenha que se aturar até o fim da vida mesmo, haha) nós viemos morar no mesmo bairro depois de casadas! Ha! Perto mesmo, a ponto de vivermos como duas comadres, rsrs. E nessa vida em que compartilhamos tantas coisas, temos em comum também a psicose mania de esmaltes. Tipo de coisa que faz a gente fofocar durante horas, sair para comprinhas e que acabou ficando grande demais para nós. Então resolvemos ter um blog nosso, descompromissado, que nos permite falar sobre esse universo que a gente adora!

Mas, porém, contudo e todavia… o nosso bloguinho tem também uma abordagem direta às mulheres negras. A gente explica: Todo mundo alguma vez na vida se perguntou “que cor de batom devo usar?”, “quais cores de roupa ficam bem em mim?”, “que tipo de óculos cai bem no meu rosto?”, não é verdade? E entre as mulheres negras geralmente existe uma perguntinha no ar, uma dúvida meio mal resolvida, que é a famigerada: Que cor de esmalte fica bem em pele negra?

E foi essa a razão pela qual quisemos um blog sobre esmates e unhas, mas que pairasse sobre esse tema também. Não queremos simplesmente sugerir esmaltes que ficam bem em peles escuras ou claras, mas queremos, principalmente, que as mulheres negras e mulatas desencanem dessa questão, de que certos esmaltes não ficam bem em suas mãos, ou qualquer grilo desse tipo.

Faz um tempo que estamos preparando material para colocar aqui no blog, razão pela qual vocês verão muitas coisas postadas de uma só vez. Quisemos reunir um pouco de coisa para deixar o blog mais “recheadinho” logo de cara… E em meio às nossas conversas sobre o assunto, resolvemos um dia pesquisar no Google coisas como esmaltes para negras etc. E o resultado da pesquisa, embora não tenha sido surpreendente, chateou um pouco. De tudo que encontramos, reinava absoluta a idéia geral de que “mulheres negras devem usar esmaltes de cores médias, nada muito claro para não destacar e nada muito escuro para não ficar apagado”. Isso rendeu assunto aqui entre nós! Revolta! Como assim? Porque não usar esmalte vermelho, neon, branco corretivo? Qual é o problema se o esmalte contrastar demais com a cor da pele? Se ele ficar meio apagado, e daí? É complicado perceber que hoje em dia as meninas ainda tem essas inseguranças. Num país de raízes negras, multi-racial como o nosso, por que fazemos esse tipo de distinção? Ainda mais em se tratando de um cosmético tão democrático quanto o esmalte! A verdade é que estamos em tempos de usar todo o tipo de cor, mas ainda encontramos por aí a idéia de que existe esmalte mais adequado para cada tom de pele, e, infelizmente, as negras são as mais prejudicadas nisso. Desenvolvendo: Se uma mulher branca usa esmalte branquinho, ela está chique, está delicada, mas nunca está inadequada. Se for um vermelhão então, fica legal porque tem destaque na pele clara. Ainda mais: se for um bege, cor de pele… perfeito, porque está de acordo com o atual e chiquetésimo conceito de nude! Quer dizer, pode tudo, né? É apenas uma questão de gosto! Mas infelizmente tem muitas mulheres que se deixam levar pela opinião dos outros e acabam inseguras, usando as cores que lhes são indicadas, baseadas em idéias preconceituosas e passadas. E muitas daquelas que usam o esmalte que bem entendem, frequentemente se sentem inadequadas…

Nossa resposta para estas questões tem tudo a ver com a proposta do nosso blog: use o que quiser, como quiser, e seja feliz por estar agindo conforme as suas escolhas! E isso vale não apenas para cores de pele; vale para idades, estilos, classes sociais, religiões, signos e o que mais você quiser acrescentar à lista.

Para completar: uma das nossas propostas é mostrar um mesmo esmalte nas duas peles. E não, não é para resolver que um esmalte fica melhor na pele clara e outro fica melhor na pele escura. É apenas uma questão de observação. Todo mundo sabe que esmaltes, batons, roupas etc, tem um efeito diferente em cada pessoa e é interessante perceber isso! Não é questão de ressaltar negativamente as diferenças, mas de enaltecê-las, entendem? Afinal de contas, gosto é  que nem não vou escrever coisa feia… hummm… gosto é que nem coração, cada um tem o seu, hehe!

Nossa primeira postagem com fotos de nossas mãos será da coleção Penelope Charmosa, da Risqué. Fora os swatches de coleções novas e demais esmaltes, a gente também fala de tudo relacionado às unhas: novos produtos, marcas, cores, tratamentos, opiniões etc e tal. Ah, e a Fernanda está preparando um post lindo sobre nudes para mulheres negras, não deixem de vir aqui! E no mais, a gente espera que vocês gostem do nosso cantinho e que venham sempre falar com a gente sobre esse assuntinho delicioso! Um beijo!

Anúncios

Uma resposta to “Uma “pequena” apresentação – nós e o nosso blog”

  1. NATHALYA KELY 18/05/2011 às 12:22 pm #

    sou negra, a cor de esmalte que eu nao troco ,por nada e francesinha adoro essa cor, minhas unhas sao grande e destaca bastante ,tem pessoa que acha que eu uso unhas porticas acertei na minha cor
    agurdo retorno

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: